quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Festa do Santo Nome de Maria
Hoje a Igreja celebra a festa do Santo Nome de Maria. A festa foi celebrada pela primeira vez em 1513, na Diocese de Cuenca, Espanha. Em 1671, passou a ser celebrada em todo o país e em 1683, o papa Inocêncio XI a estendeu a toda a Igreja do Ocidente.
Essa festa é muito importante para nós, Maristas, pois é a festa patronal da Sociedade de Maria. Como Maristas, carregamos o Santo Nome de Maria.
Desejamos a todos um feliz dia do Santo Nome de Maria. Que Deus nos ilumine e que inspirados pelo exemplo de nossa Mãe, possamos sempre ser presença de Deus na vida de todos.
terça-feira, 3 de setembro de 2013
Por Maria, Deus se fez Homem e veio Habitar entre nós
Por Ítalo José Pires Cruz, SM
Padre William, Ítalo, Padre Renivaldo, Nélio, Padre Roberto e Leandro |
Junto ao povo tão bom da Paróquia São João Batista e da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Vila das Torres), em Curitiba-PR, encontra-se a nossa Comunidade Formativa da Sociedade de Maria (Padres Maristas), o Seminário São Pedro Chanel, que nesse ano de 2013 está composta por três sacerdotes e três formandos, vindos de diferentes localidades desse imenso Brasil, com suas particularidades e diversidades para somar a essa porção do povo de Deus aqui presente nesse território: Pe.Roberto, paulista, Superior e Formador da Comunidade;Pe.Willian,Neozelandês,co-formador ePe.Renivaldo, baiano, Ecônomo da casa e também atual Pároco da Paróquia Universitária Jesus Mestre da PUCPR, Leandro, acreano, cursando o segundo ano de Filosofia na PUCPR e terceiro ano de formação na vida Marista; Nélio, rondoniense, retornou à congregação este ano e está concluindo os estudos de Pedagogia na FAEL e eu, Ítalo, mineiro, no primeiro ano da formação, com aulas e serviços internos.
Essa comunidade formativa abriga, desde suas origens, as primeiras etapas da formação, o Aspirantado (propedêutico) e o Postulantado, tempo esse em que os jovens têm a oportunidade de conhecer um pouco mais a si mesmos e o que realmente aspiram para suas vidas, conhecendo mais sobre a Vida Marista e se aprofundando nela, e também um tempo de iniciar a vida acadêmica.
O dia a dia de nossa comunidade é bem intenso e muito movimentado, porém muito bem distribuído, com tempos dedicados á Oração Contínua(oração das Horas e Santa Missa Diária e aos sábados em nossa casa), Estudos Acadêmicos (Filosofia) e Internos (aulas de Formação Humana e Marista, Espiritualidade, Inglês, Espanhol, Formação Bíblica, Formação Pastoral, Discernimento Vocacional), Serviço Social Voluntário no Centro de Educação Infantil Santa Luíza, das Irmãs Filhas da Caridade e no Projeto Esperança das Irmãs Franciscanas Bernardinas, e também tempo dedicado aos serviços de Limpeza de nossa residência (aos sábados) além de sadios momentos de Lazer (passeios comunitários, dia de convivência aos sábados á noite, Academia). Estamos também presentes junto ás atividades que nos são propostas pela CBR local (Postulinter, etc...).
Pastoralmente atuamos na missão junto às crianças e jovens inseridos no grupo de Catequese, Pastoral da Juventude, Liturgia, além de darmos suporte á Legião de Maria e ao grupo da Terceira Idade. Na PUCPR, nossos padres são os primeiros responsáveis pela Paróquia Universitária Jesus Mestre e estão na missão junto aos jovens universitários e demais paroquianos e colaboradores.
Mesmo com algumas dificuldades e limitações comuns a todo o ser humano, continuamos nossa caminhada, seduzidos pela grande força, confiança e coragem dos nossos primeiros inspiradores: Pe.Colin, São Pedro Chanel, São Marcelino Champagnat e tantos outros...
Somos chamados a ser “intrumentos da divina misericórdia” aqui aonde estamos e nos encontramos. Acreditamos estar vivendo realmente um “Kairós”, um “tempo da Graça do Senhor”. Continuamos acreditando que Maria, nossa “primeira e perpétua superiora”, tudo fez e continua fazendo por nós e em nós. Por isso, sigamos confiantes, sem muito temer.
Assinar:
Postagens (Atom)