terça-feira, 24 de junho de 2014

Visita aos leigos de Palmas de Monte Alto


É bom estar entre amigos, assim podemos traduzir o tempo que passamos em Palmas de Monte Alto, cidade baiana que sediará o próximo encontro nacional de leigos maristas em janeiro de 2017.

vista da cidade de Palmas
Como representantes nacionais dos leigos maristas no Brasil, eu, Fabiana e o irmão Ailto fizemos uma visita aos leigos maristas de Palmas de Monte Alto para conversarmos sobre o grupo e sobre os preparativos do Encontro Nacional de Leigos Maristas que acontecerá em 2017.

Irmão Ailto e os leigos Fabiana e Breno
Chegamos à cidade em uma terça a tarde, após uma longa viagem e ficamos na cidade até segunda. Visitamos Malhada e Iuiu, cidades que contam com o trabalho dos padres maristas. E também demos uma paradinha em Julião, cidade do Padre Renivaldo.
Igreja matriz de Malhada
Igreja de Santa Luzia, Iuiu

No sábado tivemos um encontro com os leigos de Palmas de Monte Alto e encontramos um grupo unido e animado para receber os leigos de todo Brasil.




Agradecemos muito a todos pelo carinho e pela acolhida na Bahia.
por Fabiana Souza


segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dizeres a minha doce e terna Juventude

´´ O poderoso fez por mim´´, por nós, ´´ grandes coisas: seu nome é Santo ´´(ref. Lc 1,49), fiel é seu amor,´´ fiel é o que nos prometeu ´´ ( ref. Hb 10,23),´´ fiel é aquele que nos chama ´´( ref. I Tessalonicenses 5,24).
Deixai vossas vidas aos cuidados daquele que move os corações e ´´é o senhor dos ricos e das riquezas´´- ser rico não no sentido de posse de bens,mas uma riqueza espiritual-, o senhor que faz cair e levantar, que ergue do pó, o senhor de toda paz e todo o bem, aquele  que quebra os grilhões da escravidão e que da Morte deu-nos a vida  pois  ´´é para a liberdade que Cristo nos libertou ´´ ( ref. Gl 5, 1, Lema da Campanha da Fraternidade 2014).
Uma Liberdade diferente das demais que vemos, encontramos ou julgamos possuir, uma liberdade que te faz realmente ser  ´´dono de si mesmo´´, uma liberdade que não é alienadora ou escravizante  mas, ao contrário disso, é promissora, gerando em nós cada vez mais uma abertura e  uma maior adesão ao Reino.  
Essa ´´liberdade que vem e canta e saúda esse novo sol que vem ´´,  fazendo  de nós homens  e mulheres de comunhão, em comunhão, sinceros nas palavras e no coração. Essa tal ´´liberdade que é o desejo que nos faz viver´´, que nós faz seres da comunicação, seres em relação, relações francas e fraternas, relações sujeitas aos Confrontos mas também relações provocadoras, geradoras de possíveis Reencontros.
´´Chamados por ele, aqui viemos. Suas palavras são verdadeiras, não nos faltam, mesmo que antes´´ passarão céus e terras (Mt 24,35)´´.  Não lhe faltemos e não tenhamos medo de que algo ou o necessário nos falte ou venha a nós faltar. ´´ (ref. Santa Tereza de Jesus, ´´ O caminho da Perfeição´´)
O Senhor ´´derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes, encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias, acolheu  Israel seu servo lembrando de sua misericórdia ´´(ref. Lc 1,52-55), acolheu você , e já ´´ o conhecia desde antes do ventre de sua mãe´´ (ref. Jr 1,5) ´´ tatuou seu nome nas palmas de suas mãos ´´ (ref. Isaias 49,16) e o envolveu  em sua ternura , em seu infinito-raro-intenso amor.
Aprendamos a reaprender, a ressignificar para bem agir. Entremos com ousadia, profundidade e total energia jovem na escola do Mestre- Servidor, o Jesus Nazareno, da Galileia, de Jerusalém, o Jesus caminheiro com os caminhantes, o que deixou se fazer ´´pobre com os pobres e para os pobres´´.
Nossa JuVenTuDe precisa urgentemente disso para que sejamos  ´´sal e luz do mundo´´(ref.Mt 5,13-16) ´´fermentos na massa´´ (ref.Mt 13,33-35) para que assim consigamos nos achegar  também aos outros, sendo assim portanto ´´ jovens evangelizadores em meio aos jovens´´.
A Ele, ´´rasguemos o coração e não as vestes ´´ ( ref. Joel 2,13), abramos de fato todo o nosso ser a ele e deixemos que ele se torne íntimo a nós, que seja o tudo em nós. Precisamos verdadeiramente nos reaproximar do Cristo, tocá-lo sem medo, sentir seu cheiro, o sabor de suas palavras. É ele mesmo que hoje ainda continua a nós dizer: ´´ Eu sou o bom pastor, eu conheço minhas ovelhas e elas conhecem a mim... (ref. João 10,14) O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas.´´(ref.João10,11).
O Mundo está pegando Fogo! E DEUS continua também lançando o FOGO de seu AMOR por sobre nós. Graças e bênçãos são derramadas a todo o momento.
A quem iremos? Cabe a mim, a ti, cabe exclusivamente a nós, responder esse ´´ insistente ´´ apelo.  E você que pretendes fazer? Eu me decidi mais uma vez pela ViDa, pela ViDa de nossas JuVeNTuDes.
Que por intercessão de São Luís Gonzaga (Patrono da Juventude), de São Marcelino Champagnat e São João Bosco (pai e amigo dos jovens) o Senhor Deus nos abençoe e que Maria Nossa Boa Mãe nos guarde e guie em seu Amor.

Dado em Curitiba, Paraná, no dia 03 de Julho do ano do Senhor de 2014, às 20:53, após terem transcorridas as festas da Visitação de Nossa Senhora e da Ascensão de Nosso Senhor.


por seminarista Ítalo José Pires Cruz













revisão seminarista Sândalo César Cordeiro

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Carta Aberta às JuVeNTuDes



Nesse tempo tão sacrossanto e oportuno de Páscoa, de Passagem: passagem da morte para a vida, das trevas a luz, do pecado a graça, quero, pois dirigir algumas poucas palavras a vocês:  jovens " os meus prediletos da Missão".

Há sempre uma luz brilhando em meio às trevas, brilhando no final do túnel. Há sempre uma gota de esperança em meio aos calvários e cruzes diárias, em meio aos sofrimentos da vida. Para aqueles que crêem há sempre a luz esplendorosa da Ressurreição após a terrível tormenta da Crucificação.

"Ele não esta mais aqui. Ressuscitou como havia dito" (Mt28, 6), nos diz o anjo em seu anuncio da Ressurreição: ele não está mais no túmulo, preso e morto no sepulcro, caminha conosco- ao nosso lado- se faz gente como a gente, se faz verbo e habita entre nós .O Cristo armou a sua tenda mais uma vez em nosso meio.

"Não temais, ide dizer aos teus irmãos" (Mt 28,10), vão e anunciem ,  é o que ele (O Cristo) nos diz. Foram essas as suas primeiras palavras em suas primeiras aparições após a ressurreição...
Em meio ao anuncio desse novo tempo, dessa nova era, Jesus continua deixando se fazer acessível  como se fez a Madalena  e  as outras mulheres que mesmo temendo foram as primeiras testemunhas da Ressurreição (Jo 20,11-17 e Mc 16,3-8), deixando se tocar como fez ao incrédulo e  desacreditado Tomé Jo 20,19-31). Jesus continua a se encontrar conosco, a caminhar conosco, como fez com os 12 primeiros ao convidá-los a segui-lo (Mateus 10, 1-4; 11:1; 26:20; Marcos 3,13-19; Lucas 6,13-16), ao fazer deles pescadores de homens (Mateus 4,19), ao fazer refeição,comunhão com eles antes de sofrer,padecer e morrer (Mateus 26:17-30, Marcos 14:12-26, Lucas 22:7-39 e João 13:1 , João 17:26,I Corintíos 11,23-26). Ele continua a partilhar da sua vida conosco durante o percurso do caminho, a fazer o nosso coração arder, a se revelar a nós nas escrituras e no partir do pão como fez com os discípulos atormentados e medrosos no caminho de Emaús (Lucas 24, 13-35).
"Permanecei no meu amor" (Jo 15,9) ... "Amai-vos assim como eu vos tenho amado" (Jo 15,12), eis o convite que hoje mais uma vez chega até nós.
A certeza de sua vitória é também a nossa vitória por isso não há o que e porque temer, ´´ ele está no meio de nós´´, ele está em nós.
Há muitos que ainda precisam de nós: há ainda muitos jovens sendo ´´ traficados´´ e desrespeitados tendo seus direitos massacrados. Há ainda muitos jovens desfigurados por essa sociedade que impõe e não propõe, que corrompe ao invés de humanizar. Há uma total violação da liberdade e da dignidade humana de nossa juventude que precisamos urgentemente combater.  Há muitos jovens sedentos de beber dessa Água Viva dada a Samaritana a beira do poço (João 4,5-42), muitos jovens ´´  em silêncio gritando ´´  a beira do caminho como a pecadora arrependida (a mulher adúltera) (Jo 8,3-11) que se lança aos pés do Senhor. Há muitos ainda tal qual o jovem leproso (Mt 8,1-4,cf.par. Mc 1,40-44, Lc 5,12-14) que já não aquentam mais viverem sufocados  num sistema de escravidão e dependência. Há muitos que como Zaqueu (Lc 19,1-10) desejam ver Jesus passar, desejam ardentemente esse encontro íntimo e familiar com o mestre. Muitos jovens que querem desesperadamente a vida: essa " vida plena e em abundância" anunciada nos Evangelhos e revelada na Pessoa e na Ação- Missão de Jesus Cristo. (Jo10, 10)

Querida Juventude: Avante... Não desanimemos ou cansemos de ser e fazer o Bem. Ousemos sonhar e construir esse  " outro mundo possível " tão falado e almejado por nós... O amor nos mantém.
Não desanimem... Busquem as forças do alto por intermédio de nossa Boa Mãe Maria, aquela que disse Sim aos planos de Deus por primeiro (Lc 1,38), aquela que mesmo no silêncio e em meio a dor, corajosamente gritou (Jo 19,25), aquela que foi presença humilde e discreta mas sempre ativa.(exemplos podemos notar em Lc 1,56 ou também em Jo 2,1-11,etc ) Maria a pequena jovem de Nazaré (Lc  1,26) que nos aponta e nos direciona ao caminho, a verdade e a vida e que também vai conosco apressadamente a região montanhosa.(Lc 1,39-45)
Como Maria fez ao visitar sua prima Izabel, sigamos, pois em frente, com passos largos e também um sorriso largo. Proclamemos também nós o seu Magnificat (Lc 1,46-55), esse novo Cântico de Exultação e Libertação que abraça a toda a humanidade sem reservas ou distinção... Sigamos adiante, ´´ sem medo de ser feliz e enfrentar os desafios da vida´´...eis ai um grande segredo, uma grande dica.
Continuo daqui, em sintonia e em oração por cada um de vocês que assim como as crianças são tb os prediletos do Reino... Desde Medellín, Puebla até Aparecida e nossos dias a igreja continua a fazer opção preferencial por vocês, continua a contar com cada um e cada uma. A nossa mãe igreja continua a apoiá-los e, sobretudo amá-los com um amor sem igual, um amor que transcende as forças físicas, um amor sobrenatural e ao mesmo tempo totalmente Natural.
Para finalizar, gostaria de deixá-los num lugar bem seguro: os deixo bem aquecidos e protegidos nos braços aconchegantes e bem calorosos de ´´ Nuestra Buena Madre ´´ Maria, pois não teria melhor lugar para deixá-los nesse momento a não ser lá. É de lá que também venho e aonde sempre quero estar.

Abraços... Até breve... FOCO-FORÇA E FÉ!

Na FraTerNuRa JuVeNiL MaRisTa,

Seminarista Ítalo José Pires Cruz
SoCieDaDe de MaRia/PaDReS MaRisTass
Dado na Festa de São José Operário, 01/Maio/2014.
                                                                                                                          Curitiba/PR

sábado, 8 de março de 2014

Dia internacional da mulher



Dia internacional da mulher.... Um dia de comemoração para muitas de nós pelos direitos já conquistados, mas também de oração por tantas mulheres que ainda sofrem nos dias atuais. Dia de pensar nas  mulheres sofridas, perseguidas, marginalizadas, excluídas, oprimidas, que da sua maneira lutam para viver melhor e que com coragem enfrentam os desafios da vida.
Dia de pensar nas mulheres que  trabalham todos os dias em seus lares ou fora deles. Que tem a coragem de dizer sim aos planos de Deus e aceitam se tornar mães. Naquelas que doam suas vidas pelo bem do próximo e da Igreja.  Dia de pensar em todas as mulheres do mundo, com as mais distintas características.
Também é dia de pensar na mulher que inspira a tantas outras, Maria, mulher que teve coragem de desafiar os costumes de seu tempo para cumprir a promessa de Deus em sua vida e que por confiar nele, não teve medo, pois sabia que ele estava com ela. Mulher que viu seu filho morrer na cruz, mas que permaneceu firme, pois confiava Nele. Mulher escolhida para ser a mãe de todos nós e que como boa mãe nos acolhe em nossas aflições.
Neste dia dedicado às mulheres, confiemos a nossa mãe, todas as mulheres do mundo e peçamos a ela que olhe por cada uma.
por Fabiana Souza



sábado, 18 de janeiro de 2014

Homenagem ao irmão Ailto Gonçalves


Deus nos chama. Não importa a idade, o trabalho, a condição social. Basta ouvi-lo.  E foi isso que o irmão Ailto fez: ouviu a Deus e respondeu ao chamado. Mas essa resposta não foi imediata, ela aconteceu em sua caminhada de fé. 

Quando crianças, alguns diziam que ele tinha cara de padre, mas Ailto negava, pois acreditava que poderia ser qualquer coisa, menos padre.

O tempo passou e o jovem Ailto começou a trabalhar na comunidade são Bento, em Nova Colina, na equipe de liturgia. Lá, ele descobriu duas paixões: o teatro e a música. Ailto então resolveu que queria ser ator.

Mas os planos de Deus eram ainda maiores e Ailto descobriu que a vida religiosa não era impedimento para que ele se dedicasse ao teatro. Aos 17 anos, um amigo lhe falou sobre os padres maristas e ele resolveu então arriscar. Entrou em contato com os padres e acompanhamento vocacional com as irmãs maristas, até que em 2004 foi convidado para ingressar na Sociedade de Maria.

Ailto deixou então sua família, seus amigos, sua comunidade e foi ara Curitiba. Medo? Tinhas muitos. Mas a fé e o apoio da família fizeram com que ele seguisse em frente. Ficou quatro anos em Curitiba, onde cursou filosofia. Em seguida foi para o México, onde, durante um ano, fez o noviciado e se aprofundou na espiritualidade marista. Foi nesta terra tão distante que Ailto descobriu que queria continuar na vida religiosa, mas não como padre e sim como irmão.

Voltando para o Brasil, encontrou o apoio dos padres e continuou seus estudos, dessa vez em Belo Horizonte, cursando teologia. Também trabalhou com mulheres em situação de prostituição e nos últimos anos tem se dedicado à musica.

Mas e o sonho de ser ator? Acabou? Não. Em todos esses anos de formação, Ailto também estudou teatro, sendo que a vida religiosa abriu caminhos para isso.

Agora com os votos perpétuos, Ailto inicia uma nova etapa e nós, leigos, seguimos com ele, em nossas orações, rezando para que ele seja muito feliz em sua missão e que leve a alegria marista por onde vá.










terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Sonhar um mundo marista

logomarca do encontro
De 08 a 12 de janeiro de 2014, foi realizado, na cidade de Jí-Paraná (Rondônia), o V Encontro Nacional de Leigos Maristas. Com o tema Sonhamos com um mundo marista, o encontro reuniu leigos de diversos estados do Brasil, representados pelas cidades de Belo Horizonte, Caruaru, Curitiba, Jí-Paraná, Ouro Preto (RO), São Paulo e Ribeirão das Neves.

O evento contou ainda com a participação de membros de outros ramos da família marista: padres, irmãs e irmãos.

Na semana do encontro também foi realizado o tríduo em preparação para a profissão perpétua do irmão Ailto Gonçalves, do ramo dos Padres Maristas.

No primeiro dia do evento, os leigos foram acolhidos pelo grupo de Jí-Paraná na escola onde foi realizado o encontro. O dia foi livre e a noite, os leigos foram conduzidos para a Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, onde foi celebrado o primeiro dia do Tríduo. 

A missa foi presidida pelo padre José Maria, SM. A esquerda o irmão Ailto Gonçalves





Após a missa, os leigos se reuniram para a apresentação dos grupos e uma breve avaliação sobre as atividades realizadas desde o último encontro nacional, realizado em 2011, em Caruaru (Pernambuco). A avaliação foi conduzida pelo coordenador dos leigos maristas no Brasil, Élio Limberg.

Élio, coordenador nacional dos leigos Maristas
apresentação do grupo Ocultos e desconhecidos (Belo Horizonte - MG)

Grupos Caminhando com Maria e Madre São José (Belo Horizonte - MG)

Grupo Maria de Nazaré (Caruaru - PE)

Grupo Irmã Antônia (Ouro Preto - RO)

Grupo Magnificat (Jí-Paraná - RO)

Grupo Luz de Maria (Curitiba - PR)

No segundo dia de encontro, os leigos, bem como membros dos Padres Maristas e das Irmãs Maristas, foram para a cidade de Cacoal, para um passeio no Cacoal Selva Park Hotel. O passeio foi marcado por muito sol, conversa, descontração e churrasco.




À noite, o grupo participou do segundo dia do Tríduo, realizado na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Leigos com a imagem dos fundadores da Sociedade de Maria: Colin, Champagnat e Madre São José 
No dia 10 de janeiro, terceiro dia do encontro, a manhã começou com a oração preparada pelo grupo Ocultos e Desconhecidos de Belo Horizonte.



Após o café da manhã, o padre José Maria, Superior Maior do Distrito do Brasil, conduziu uma manhã de retiro com o tema Maria, mulher de fé. O padre trabalhou com o texto bíblico de Lucas 1, 26-45 apontando Maria como uma mulher transparente, que soube fazer a vontade de Deus e olhar para sua vida com profundidade.

Segundo José Maria, Maria foi aquela que permitiu que Deus reescrevesse sua história, sendo este um convite também para nós maristas: permitir que Deus entre em nossa história e a reescreva. Ao falar do encontro de Maria e Isabel, o padre nos chamou a refletir sobre as montanhas que devemos ultrapassar. Segundo José Maria, para visitar sua prima, Maria ultrapassou as montanhas e também nós, a seu exemplo, somos chamados, com a ajuda de Deus e a intercessão de Maria, a vencer as montanhas dos dias de hoje: o egoísmo, orgulho, a falta de tempo, o medo, a indiferença, o comodismo, etc. Ao final da manhã, o padre conduziu a oração e também um breve momento de partilha.

As orações diante do Santíssimo Sacramento encerraram a manhã de retiro

A tarde, o padre José Maria trabalhou com o grupo sobre a história do padre João Cláudio Colin, fundador dos Padres Maristas e também sobre o início da Sociedade de Maria. Ao final de sua fala, os leigos foram divididos em grupo e traçaram um perfil de Colin. Os leigos acentuaram Colin como um homem sonhador, corajoso, orante, humilde, simples, profético, entregue a Deus, firme em seus propósitos, um homem que soube sentir pensar, julgar e agir como Maria, o idealizador do carisma marista e exemplo para todos nós.

Ao final da tarde, o grupo foi para Nova Colina, onde foi convidado a jantar com uma família de leigos de Jí-Parana e em seguida partiu para a Comunidade São Bento, local onde o irmão Ailto começou sua caminhada de fé junto a sua família.


Chegada ao sítio em Nova Colina


Missa na Comunidade São Bento


Agradecimentos do Irmão Ailto junto a sua família

A comunidade recebeu a família marista com um bolo em comemoração aos votos perpétuos do Irmão Ailto

No sábado, quarto dia de encontro, a oração foi conduzida pelo grupo Caminhando com Maria de Belo Horizonte. A manhã foi conduzida pela irmã marista Regina, que falou sobre a visita do Papa Francisco ao Brasil e o que esta visita diz para nós maristas.  A irmã convidou os leigos que participaram do Encontro Internacional de Jovens Maristas e da Jornada Mundial da Juventude a partilharem suas experiências em grupos de conversa. Finalizando a manhã, ela destacou a fala do Papa Francisco sobre a importância de uma Igreja que seja próxima aos fiéis.

Grupo de leigos que participou da jornada e pré jornada no Rio (Leandro, Clarice, Cezar, Fabiana, Fabíola, Edmilson e irmã Regina)

A tarde, o irmão Ferrarini, integrante dos Irmãos Maristas, falou sobre a Igreja na Amazônia e a atuação dos irmãos maristas na região. O irmão ainda falou sobre Marcelino Champagnat, fundador dos Irmãos Maristas.



À noite, o grupo foi para a Paróquia São José, onde às 19h30, aconteceu a Missa de Profissão Perpétua do Irmão Ailto Gonçalves, na qual ele fez os votos permanentes de castidade obediência e pobreza. A missa foi presidida pelo Superior Maior do Distrito do Brasil, padre José Maria e concelebrada pelos padres maristas Arnaldo, Deonor, Marcel, Patrick, Renivaldo e Roberto e também pelo pároco da Igreja São José. Estiveram também presentes as irmãs maristas e o irmão Ferrarini.

Momento do chamado do irmão Ailto


Momento da ladainha, onde toda a igreja reza pelo irmão Ailto e pede a intercessão dos santos

Momento dos votos perpétuos de castidade, pobreza e obediência

O padre José Maria faz a benção da Cruz
Assinatura do irmão Ailto 

Oração eucarística

Irmão Ailto e sua família
No último dia de encontro, a oração foi preparada pelo grupo Irmã Antônia da cidade de Ouro Preto (Rondônia). Os leigos se reuniram então para decidir a cidade do próximo encontro, os temas dos próximos três anos e também para eleger a nova coordenação nacional.

A cidade escolhida para o próximo encontro que será realizado em 2017 foi Palmas do Monte Alto, na Bahia, ficando a organização do evento a cargo dos leigos da cidade em parceria com o Grupo Ocultos e Desconhecidos.

Decidida a cidade, o grupo se dividiu em 04 sub-grupos para decidir os temas. Cada sub-grupo sugeriu temas para os três anos e ao final a partir das sugestões foram definidos os seguintes temas:

2014 – Fundadores e origem da Sociedade de Maria (responsável: Curitiba)
2015 – Catequeses preparatórias para o Encontro Internacional de Jovens Maristas e Espiritualidade Marista (responsável: Caruaru)
2016 – Ser marista na atualidade (Palmas do Monte Alto)

Por fim, foi realizada a eleição da nova coordenação nacional. O grupo optou que a coordenação fosse composta por membros de uma mesma cidade ou grupo. Belo horizonte então foi eleita como a cidade que abrigaria a coordenação nacional, sendo que esta contaria com membros dos três grupos da cidade. A coordenação nacional foi então composta assim:

Coordenadora geral: Fabíola Souza (Ocultos de desconhecidos)
Vice-coordenadora: Fabiana Souza (Ocultos e desconhecidos)
Secretária: ainda a definir (integrante do grupo Caminhando com Maria)
Vice-secretária: Clarice Reis ( Madre São José)
Tesoureiro: Dirceu Alves (Ocultos e desconhecidos)
Vice - tesoureira: Cenária de Freitas
O encontro foi encerrado com a Missa celebrada pelo padre José Maria, na qual a nova coordenação nacional foi empossada.


Por Fabíola Souza