sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Padre Colin

Hoje é um dia de alegria para nós maristas, pois celebramos nosso fundador, Padre Colin. Um homem simples, que nunca se deixou abater pelas dificuldades que enfrentou em seu caminho. Sendo fonte de inspiração para todos nós.






segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Encerramento do Ano Coliniano

Na última quinta feira, dia 07 de novembro celebramos, em Belo Horizonte, o encerramento do Ano Coliniano. A festa reuniu quatro ramos da família Marista - padres, irmãs, irmãos e leigos - além de amigos. 


Durante a Celebração Eucarística, o padre José Maria destacou a importância de rezarmos pelas vocações maristas, pois o sonho do padre Colin era que toda a Igreja fosse marista e para que isso aconteça é importante que todos nós - leigos, padres, irmãs e irmãos - assumamos este compromisso. 

Padre José Maria - superior geral dos Padres Maristas no Brasil

Equipe de Canto

 
Primeira leitura - irmã Cida
Salmo - leigo marista Dirceu

Padre Marcel proclamou o Evangelho







Saiba mais sobre a vida do padre Colin no site: http://www.padresmaristas.com.br/fundadores/joao-claudio-colin/

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Festa do Santo Nome de Maria


Hoje a Igreja celebra a festa do Santo Nome de Maria. A festa foi celebrada pela primeira vez em 1513, na Diocese de Cuenca, Espanha. Em 1671, passou a ser celebrada em todo o país e em 1683, o papa Inocêncio XI a estendeu a  toda a Igreja do Ocidente.

Essa festa é muito importante para nós, Maristas, pois é a festa patronal da Sociedade de Maria. Como Maristas, carregamos o Santo Nome de Maria.

Desejamos a todos um feliz dia do Santo Nome de Maria. Que Deus nos ilumine e que inspirados pelo exemplo de nossa Mãe, possamos sempre ser presença de Deus na vida de todos.


terça-feira, 3 de setembro de 2013

Por Maria, Deus se fez Homem e veio Habitar entre nós

Por Ítalo José Pires Cruz, SM


Padre William, Ítalo, Padre Renivaldo, Nélio, Padre Roberto e Leandro

Junto ao povo tão bom da Paróquia São João Batista e da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Vila das Torres), em Curitiba-PR, encontra-se a nossa Comunidade Formativa da Sociedade de Maria (Padres Maristas), o Seminário São Pedro Chanel, que nesse ano de 2013 está composta por três sacerdotes e três formandos, vindos de diferentes localidades desse imenso Brasil, com suas particularidades e diversidades para somar a essa porção do povo de Deus aqui presente nesse território: Pe.Roberto, paulista, Superior e Formador da Comunidade;Pe.Willian,Neozelandês,co-formador ePe.Renivaldo, baiano, Ecônomo da casa e também atual Pároco da Paróquia Universitária Jesus Mestre da PUCPR, Leandro, acreano, cursando o segundo ano de Filosofia na PUCPR e terceiro ano de formação na vida Marista; Nélio, rondoniense, retornou à congregação este ano e está concluindo os estudos de Pedagogia na FAEL e eu, Ítalo, mineiro, no primeiro ano da formação, com aulas e serviços internos.

Essa comunidade formativa abriga, desde suas origens, as primeiras etapas da formação, o Aspirantado (propedêutico) e o Postulantado, tempo esse em que os jovens têm a oportunidade de conhecer um pouco mais a si mesmos e o que realmente aspiram para suas vidas, conhecendo mais sobre a Vida Marista e se aprofundando nela, e também um tempo de iniciar a vida acadêmica.

O dia a dia de nossa comunidade é bem intenso e muito movimentado, porém muito bem distribuído, com tempos dedicados á Oração Contínua(oração das Horas e Santa Missa Diária e aos sábados em nossa casa), Estudos Acadêmicos (Filosofia) e Internos (aulas de Formação Humana e Marista, Espiritualidade, Inglês, Espanhol, Formação Bíblica, Formação Pastoral, Discernimento Vocacional), Serviço Social Voluntário no Centro de Educação Infantil Santa Luíza, das Irmãs Filhas da Caridade e no Projeto Esperança das Irmãs Franciscanas Bernardinas, e também tempo dedicado aos serviços de Limpeza de nossa residência (aos sábados) além de sadios momentos de Lazer (passeios comunitários, dia de convivência aos sábados á noite, Academia). Estamos também presentes junto ás atividades que nos são propostas pela CBR local (Postulinter, etc...).

Pastoralmente atuamos na missão junto às crianças e jovens inseridos no grupo de Catequese, Pastoral da Juventude, Liturgia, além de darmos suporte á Legião de Maria e ao grupo da Terceira Idade. Na PUCPR, nossos padres são os primeiros responsáveis pela Paróquia Universitária Jesus Mestre e estão na missão junto aos jovens universitários e demais paroquianos e colaboradores.

Mesmo com algumas dificuldades e limitações comuns a todo o ser humano, continuamos nossa caminhada, seduzidos pela grande força, confiança e coragem dos nossos primeiros inspiradores: Pe.Colin, São Pedro Chanel, São Marcelino Champagnat e tantos outros...


Somos chamados a ser “intrumentos da divina misericórdia” aqui aonde estamos e nos encontramos. Acreditamos estar vivendo realmente um “Kairós”, um “tempo da Graça do Senhor”. Continuamos acreditando que Maria, nossa “primeira e perpétua superiora”, tudo fez e continua fazendo por nós e em nós. Por isso, sigamos confiantes, sem muito temer.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Fique por dentro: Encontro Internacional de Jovens Maristas

Nesse vídeo, um breve resumo do que aconteceu no Encontro Internacional de Jovens Maristas.  Divirtam-se ao reviverem conosco esses momentos de muita alegria.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=C5MN6wASQHM

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Encontro Internacional de Jovens Maristas


Queridos amigos é com muita alegria que voltamos a Belo Horizonte, depois de duas semanas no Rio de Janeiro. O Encontro Internacional de Jovens Maristas e a Jornada Mundial da Juventude foram um grande sucesso e nos proporcionaram uma grande vivência de fé. Foi um período de descobertas, encontros e renovação.

Durante o mês de agosto, compartilharemos alguns desses momentos com vocês. Juntem-se a nós e vivenciem conosco estes momentos tão especiais.

Para começar algumas fotos das apresentações culturais que abriram o nosso encontro.
Brasil

Peru

EUA

Peru

França

Canandá

nossos mestres de cerimônia 

Tonga

Brasil

Caruaru
Venezuela
Peru


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Tá chegando a hora!




Falta pouco pra viagem ao Rio de Janeiro rumo ao Encontro Internacional de Jovens Maristas e à JMJ. O coração já bate forte em expectativa para o que virá, ansioso para vivenciar a fé juntamente com outros jovens de várias partes do mundo.

E o tema do encontro internacional não poderia ser melhor " Um coração que sonha". Juntos, seremos vários corações, formando um só coração, o coração da Sociedade de Maria. Corações de " Discípulos de Jesus, semeadores de vida". Que juntos responderão a convocação " Ide e fazei discípulos pelo mundo".

 Fabiana Souza

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Rumo ao Encontro Internacional de Jovens Maristas




Julho chegou e com ele o momento pelo qual todos os católicos brasileiros têm esperado com tanto carinho, a Jornada Mundial da Juventude. Evento em que o nosso querido Papa Francisco virá ao encontro dos jovens brasileiros e de jovens de todo o mundo. 

Mas para nós maristas, este mês se torna ainda mais importante, pois na semana que antecede a jornada, de 17 a 22 de julho, a família marista se reunirá no Encontro Internacional de Jovens Maristas, no Rio de Janeiro.

Com o tema  UM CORAÇÃO QUE SONHA  e lema  “Discípulos de Jesus, semeadores de vida”, os  maristas do  Brasil se reunirão com maristas de vários países para vivenciar uma semana de preparação para a JMJ  e aprofundamento da espiritualidade marista.
Para quem vai participar desses dois grandes eventos, já começa o frio na barriga e a expectativa para vivenciar esses momentos e partilhar a fé com outros jovens. 
Para quem ainda não faz ideia do que levar para o Rio, fica a dica:

Contamos com as orações de todos.

 Fabiana Souza

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Padre Renivaldo é o novo pároco da Paróquia Universitária Jesus Mestre


No dia 23 de maio, às 19:30, o padre marista Renivaldo Rodrigues Souza tomou posse como o novo pároco da Paróquia Universitária Jesus Mestre, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. A celebração foi presidida por Dom João Seneme, css, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba.

A celebração contou com a presença e participação de Irmãos Maristas, o Reitor da PUC, Ir. Clemente Ivo Juliato, dos padres Maristas, leigos maristas, paroquianos, seminaristas e padres diocesanos.

Este momento foi muito importante para os padres Maristas e para a Paróquia Universitária. A missão dos Padres Maristas em Curitiba está ligada à Pastoral com os Universitários, na PUC Paraná que é administrada pelos Irmãos Maristas e há mais de 20 anos tem os padres maristas à frente da administração da Paróquia Universitária.




Parabéns Padre Renivaldo! Deus te abençoe. Nós, leigos de BH, estamos muito felizes por você.

domingo, 19 de maio de 2013

Vem, Espírito Santo!

Imagem: Fano


Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte que encheu toda a casa em que se encontravam.  Então apareceram línguas como de fogo que se repartiam e pousaram sobre cada um deles.  Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se.

Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua.  Cheios de espanto e de admiração, diziam: Esse homens que estão falando não são todos galileus? Como é que nós os escutamos na nossa língua de origem? Nós, que somos partas, da medos, e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia, da Panfília, do Egito e da parte Líbia próxima de Cirene, e os romanos aqui residentes, judeus e prosélitos,cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciando as maravilhas de Deus em nossa própria língua! Todos estavam pasmados e perplexos, e diziam uns aos outros: “Que significa isso?”

(Atos dos Apóstolos 2,1-12)


segunda-feira, 13 de maio de 2013

A Argentina de Francisco

A Argentina é um país de inúmeras belezas. Sua paixão pelo futebol e pelo tango são reconhecidas em todo o mundo ...

Por muito tempo, o país foi associado a grandes nomes do futebol como Maradona e Messi. Mas agora, o país é lembrado pelos atos de um outro filho. Seu nome: Jorge Mario Bergoglio.


Ao chegar a Buenos Aires é inevitável não se lembrar do Papa Francisco. Em vários lugares pelos quais passamos haviam homenagens ao primeiro Papa latino Americano.


A primeira com a qual nos deparamos, em plena avenida 9 de Julio, uma das principais da cidade, foi esta:


A cidade celebra com orgulho e alegria ao Papa Francisco

Visitando a Casa Rosada, sede da presidência, nos surpreendemos não só com a existência de uma capela no local, mas com a foto do Papa Francisco aos pés da Virgem Maria.




Em frente a Casa Rosada a presença de Francisco também é marcante: ele está em posteres, bandeiras, medalhas, faixas, botons...




Saindo de Buenos Aires para a cidade de Lujan, encontramos também inúmeras imagens do Papa. Sua imagem está estampada em vários artigos religiosos, sendo fonte de renda para os comerciantes da região. Vários turistas querem levar para a casa, entre as lembranças do país, a imagem de seu primeiro Papa. 

Catedral de Lujan





Após alguns dias em Buenos Aires, sem ainda ter encontrado a catedral de Francisco, descobrimos que esta bela construção, a qual já havíamos visto vários vezes e até fotografado se tratava de uma igreja e mais do que isso, que era a catedral que procuravamos. Foi emocionante entrar na Catedral Primada de Buenos Aires, local onde há tão pouco tempo Jorge Mario Bergoglio celebrava. Mesmo com a fachada em reforma, ainda sim, é possível perceber a beleza do local.




Já na entrada, o anúncio do novo Papa recebe os fiéis e visitantes








Essa visita a Argentina nos mostrou o quanto a nação se orgulha por seu filho. Mas Francisco não é sinal de esperança apenas para seus compatriotas. Os católicos de todo o mundo se unem aos argentinos e rezam pelo novo Papa...


por Fabiana e Fabíola








segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aniversário de aprovação da Sociedade de Maria

Davao, Filipinas, 29 de abril de 2013



Esta pequena Congregação de Padres e Irmãos, aprovada pelo Papa Gregório XVI no dia 29 de abril de 1836, é chamada de Sociedade de Maria. Ela toma o seu nome da iniciativa que reconhece como sendo sua origem. Esta Sociedade é um instituto religioso clerical de direito pontifício (Const. 01).

No dia 23 de Julho de 1816, no Santuário de Nossa Senhora de Fourvière, em Lyon, França, doze sacerdotes e seminaristas se comprometeram a fundar uma Congregação que levasse o nome de Maria. Estes, se empenharam, ao longo dos vinte anos seguintes, para levar a cabo esta promessa, eles estavam convencidos de que respondiam a um desejo da Mãe de Misericórdia que disse: “Eu fui o Sustento da Igreja nascente, eu o serei também no fim dos tempos” (Const. 02).
Santuário de Nossa Senhora de Fourvière, em Lyon, França
Hoje, dia 29 de abril, a congregação dos Padres Maristas completa 177 anos de aprovação. Rezemos, pois, por toda a missão dos Padres Maristas por todo mundo, especialmente no Brasil, e rezemos, também, com o coração agradecido, pelas famílias que ofertaram seus filhos à Sociedade de Maria para servir a Deus do jeito de Maria.

Com a Igreja local somos chamados a caminhar, como nos convida o Papa Francisco, em sua homilia na páscoa deste ano de 2013, “acolher a graça da Ressurreição de Cristo! Deixemo-nos renovar pela misericórdia de Deus, deixemo-nos amar por Jesus, deixemos que a força do seu amor transforme também a nossa vida, tornando-nos instrumentos desta misericórdia, canais, através dos quais, Deus possa irrigar a terra, guardar a criação inteira e fazer florir a justiça e a paz”.

Como Maristas somos chamados a contemplar Maria nos mistérios de Nazaré e Pentecostes, respirar e expirar o espírito de humildade, abnegação de si e buscar ser “instrumentos eficazes da Misericórdia Divina” (Const. 1882, n. 118).

O nosso Fundador, Venerável João Claudio Colin, deixou muito claro que devemos ser neste mundo “desconhecidos e ocultos”, abraçando uma vida de simplicidade, modéstia e humildade, como Maria o fez. Assim, abrasados por um zelo apostólico, cada marista esvazia-se de si mesmo, de todo interesse pessoal e busca colocar em prática as virtudes do Evangelho.

Este ano o dedicamos ao nosso fundador Jean Claude Colin para que possamos fortalecer a espiritualidade e o carisma maristas para nos comprometermos com o Reino de Deus, do jeito de Maria.

Oração pela Sociedade de Maria, pelas vocações e pelo Encontro Internacional Marista que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 17-22 de janeiro deste ano.

Pai, que dás todo dom perfeito, rogamos-te com insistência, pelos méritos de Jesus Cristo, nosso Salvador, pela intercessão de Maria, em união com São Miguel, São José, São Pedro Chanel e São Marcelino Champagnat, dirigi a nossa Congregação, faze-a crescer e guarde-a fiel à sua vocação, na paz, na simplicidade e no fervor espiritual.
Amém  

São Pedro Chanel
São Marcelino Champagnat
Venerável João Claudio Colin
Rogai por nós e suscitai muitas e santas vocações para a Sociedade de Maria!!!!!

Pe. José Maria, sm
Superior Maior do Distrito do Brasil

domingo, 28 de abril de 2013

Festa de São Pedro Chanel em Dumalac

A festa de São Pedro Chanel foi celebrada ontem, 27 de abril, em Dumalac (Filipinas) e o superior maior do Distrito do Brasil, padre José Maria enviou as fotos para o nosos blog. Confiram

noviciado em Dumalac

noviços e formadores



noviços




Padre José Maria (a esquerda), Ben Mckena, superior da Provincia  da Oceania e o Superior geral, John Hannan  



Celebrar a festa de São Pedro Channel.





Davao, Filipinas, 27 de abril de 2013
Queridos Maristas

Desde DAVAO, FILIPINAS, neste dia em que celebramos o Martírio de São Pedro Chanel, um marista que doou a sua vida pela missão na Oceania, e como prêmio de seu trabalho recebeu a coroa dos Santos Mártires deixo aqui meus melhores desejos e orações para celebrar este grande dia.

Chanel foi um homem tímido, atencioso e muito corajoso. Na verdade ele tinha um coração missionário, consciência clara de sua missão, ser fermento na massa e transformá-la. Assim foi ele, confiante na missão que lhe foi confiada, e, na pessoa que estava na frente do projeto, da missão, abrindo caminhos, Maria, nossa Primeira e Perpétua Superiora.

Neste dia, também, não podemos nos esquecer de todos aqueles missionários que foram enviados para esta parte do mundo para levar a Boa Notícia e de Jesus, inclusive o Ir. Marie Nizier, que foi companheiro de Chanel nesta missão. Também recordo que Pe. Colin era uma dos que queria ser o primeiro para essa missão “ad gentes”, mas pela responsabilidade que tinha diante da SM, se comprometeu de rezar e acompanhar a missão mesmo de longe.

É bonito perceber que em todo este conjunto, Deus esteve presente. E Maria, a Mãe de Misericórdia já os esperava lá na Oceania, certa de que a Sua presença seria destacada pelo jeito de ser de cada marista que ali estava, sua alegria, sinceridade, abertura, paixão, firmeza coragem e fé.

Hoje, temos a missão de continuar o projeto da Sociedade de Maria no mundo, como disse Maria na inspiração a Jean Cleude Courvelle “Eu fui o Sustento da Igreja nascente e o serei, também, no fim dos tempos” (Const. 02), esse desejo de Maria continua presente hoje com a nossa presença amorosa, misericordiosa. Vamos pedir a Maria, Pe. Colin, São Marcelino Champagnat e o grande São Pedro Chanel para que continue presente em nossas vidas, animando-nos e sustentando-nos em nossa missão.

Que possamos Pensar, Julgar, Sentir e Agir como Maria e que possamos assumir, de fato a espiritualidade marista e tenhamos coragem de testemunhar a nossa fé do jeito Dela. E que possamos despertar em muitos jovens o desejo de somar conosco neste projeto de vida, padre, irmão, irmã e leigo marista.

A todos, Padres, Irmãs, Irmãos, Irmãs Missionárias da Sociedade de Maria e dos vários grupos de Leigos Maristas, quero compartilhar da minha alegria de fazer parte desta Sociedade elevar no meu nome o Nome de Maria, e da resposta de cada um de vocês em assumir este projeto nas suas vidas.
Para mim, celebrar São Pedro Chanel é celebrar a vida e se abrir para a missão inter-continental.

Rezemos pela Missão da Sociedade de Maria por todo o mundo.

Ave Maria, cheia de graça...
São Pedro Chanel. Rogai por nós
São Marcelino Champagnat. Rogai por nós
Venerável João Claudio Colin. Rogai por nós




Feliz festa de São Pedro Chanel a todos
Pe. José Maria, sm
Superior Maior do Distrito do Brasil