domingo, 10 de março de 2013

Retratos Maristas

Olá pessoal, nosso blog estréia hoje uma nova sessão: Retratos Maristas. A cada mês apresentaremos um membro do nosso grupo de leigos de BH. 

por Fabíola Souza 

Maria de Lourdes Pinheiro de Sousa, mais conhecida por nós como dona Maria, nasceu na zona rural de Abre Campo e é mineira, mineira, mesmo! Ela começa nossa conversa se desculpando pela simplicidade de suas palavras. No entanto, mal sabe nossa querida dona Maria, a riqueza de valores e lições de vida que se escondem por traz de sua simplicidade e que agora, neste breve texto, busco partilhar com vocês.

Dona Maria é e sempre foi uma mulher batalhadora e de muita fé. Ainda menina, dividia o tempo entre o trabalho na roça com o pai e os afazeres domésticos com a mãe. Sendo sua mãe também responsável por seus primeiros passos como cristã e mais especificamente por sua estreita e amorosa relação com Maria. 

“Desde novinha que eu sou devota de Maria, porque minha mãe me ensinou muito sobre a vida de Maria. Até a comida que ela fazia, ela tinha mania de ensinar a gente a fazer como Maria fazia. É como se ela tivesse trabalhado junto com Maria. E aquilo me chamava muita atenção”.

Padre José Maria, Padre Deonor e Dona Maria em Sombrio- SC
Além da devoção a Maria, a infância da nossa Maria foi marcada pelo desenvolvimento de uma característica que passou a acompanhá-la por toda a vida, e acho que podemos dizer, que hoje é sua marca registrada: a conversidade. Sim, isso mesmo, a conversidade é a palavra que encontramos para descrever uma pessoa que conversa muito e que tem sempre uma resposta na ponta da língua. Dona Maria nos apresentou o termo “conversado” e por incrível que pareça ele caiu como uma luva em muitos de nós, maristas de BH. 

Ao nos explicar seu jeito conversado de menina, dona Maria, nos dá uma lição do que é ser marista, da proposta de ser presença para aqueles que são rejeitados pela nossa sociedade. 

“A minha mãe me achava muito conversada. Eu não me achava não, porque era daquilo que eu gostava. Quando chegavam aquelas pessoas bem velinhas na nossa casa na roça, eu gostava de sentar perto daquelas pessoas que andavam sujas, mas sujas mesmo. Quando eles chegavam na casa do meu pai eu sentava pertinho deles, mesmo sem nunca ter visto e ficava perguntando, conversando com eles o tempo todo. Isso pra mim era muito importante. Aí quando a pessoa ia embora, minha mãe me chamava a atenção. Aí eu dizia: 'Ah, mãe mas eu gosto de conversar com essas pessoas. Essas pessoas precisam mais da gente, do que aquelas que estão aqui todos os dias’. ”

Dona Maria, Irmão Ailto e Fabiana na missão em Sombrio - SC
Nossa Maria cresceu, se casou com seu Laércio, mais conhecido por Lalá, teve filhos e hoje já é avó e bisavó. Mas algumas coisas não mudaram. Dona Maria continua batalhadora, conversada e acima de tudo uma mulher que é exemplo de fé e amor. 



Conheça um pouco mais da nossa dona Maria, nesse vídeo: 

cinegrafista: Luiz Antônio







3 comentários:

  1. Nossa! que legal... esse vídeo e não só ele mas também o Blog em si, é o modelo de Maria, nós Maristas estamos supergratos por esse carisma e pela espiritualidade que vivenciamos a cada dia. Adorei o Blog e amo vocês.
    Parabéns.
    Só vencemos uma caminhada de 1000 km, após o primeiro passo.
    Que Deus nos abençoe agora e sempre e que Maria, seja sempre nossa primeira e perpétua Superiora para assim sermos verdadeiros Instrumentos da Misericórdia Divina!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de apresentar modelos de maristas que formam o rosto mariano da Igreja e que estão tão próximos. Dona Maria vive o nome que recebeu, é presença de Maria entre vocês ai de BH.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia:

    Um enorme saludo para todos os mieembros da sociedade de Maria do Brasil que legal saver que não somos os unicos loucos no mundo, estou a suas ordenes desde Ciudade de Mèxico com os pais maristas da provincia mexicana, è para nós muito importante conocer-lhes y saver de vocês, não dejem de escrever para saber dos acontecimentos mais importantes da provincia Brasileira, fiquem com Deus que seja uma cuaresma vivida para ter uma Pascua Gloriosa.

    Um irmaõ louco Em Xto e Marìa

    Edgar Piedras lm.

    ResponderExcluir