domingo, 3 de março de 2013

O simples que transforma

por Fabiana Souza 


É muito interessante como uma frase pode nos tocar profundamente. Foi exatamente o que aconteceu comigo alguns dias atrás, ao me deparar com a seguinte frase: “Muitas pessoas pequenas, fazendo coisas pequenas, podem mudar o mundo. (Eduardo Galeano)”.
Como essa frase é verdadeira. São muitos os exemplos de pessoas que com atitudes simples fizeram a diferença onde viviam, pois inspiraram a outros e unidos fizeram a diferença.
Não é preciso ser um grande líder para mudar o mundo. Mas muitas vezes, achamos que a responsabilidade pela mudança está apenas nas mãos dos poderosos e nos esquecemos de que essa responsabilidade também é nossa.
Nos indignamos perante as injustiças, mas não fazemos nada para mudar, pois nos vemos pequenos demais para isso. E nesse jogo de responsabilidades acabamos questionando Deus e nos perguntamos o porquê de Ele não fazer nada para mudar o mundo?
Mas no fundo já sabemos a resposta. Porque Ele escolheu contar comigo e com você. Mas eu sou apenas uma jovem, um pai de família, uma criança. Como posso mudar o mundo?
Através de coisas simples.  Deus não nos pede atos grandiosos. Basta amar. Pois quem ama é capaz de perceber a necessidade do outro. Mesmo que ela seja uma bolsa pesada em um ônibus.
Mas infelizmente amar não é fácil, pois nossos olhos estão tão voltados aos problemas do dia a dia ou a questões “maiores”, que nos esquecemos de olhar as pequenas coisas e perdemos a oportunidade de mudança que nos é dada a cada dia.
Achamos  que a mudança acontece apenas nas grandes coisas. E nos esquecemos de que ela começa em cada um de nós.
Fazer a diferença é algo mais simples do que parece. Basta ter o olhar atento. Esse é o convite que faço a você.






5 comentários:

  1. Somos, desde muito pequenos, educados para o complexo. Normalmente, confundimos crescer com complicar e a vida não é assim, ela é muito simples. Na nossa sociedade globalizada e "antenada" falta a educação para a felicidade, a educação para a simplicidade. Ajudar a carregar um pacote pesado é simples, mas nossa educação "pós-moderna" tende a complicar sempre com o seu "e se..."
    Deus nos deu o mandamento "crescei e multiplicai-vos", mas tendemos a modificar para "crescei e complicai-vos".
    Que o Senhor da vida nos ajude a ver a vida como ela realmente é: simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o " e se" se mostra muito fácil do que o " e eu", porque ao colocarmos um "e se" nos eximimos de qualquer responsabilidade e a jogamos para o outro. Enquanto que dizer "e eu" requer que nos posicionemos e atuemos em relação ao que acontece ao nosso redor. A campanha da fraternidade nos convida a ver, julgar e agir. O "e se" seria apenas esse ver e julgar, enquanto que o posicionar-se englobaria os três.
      Então acho que fica outro convite, deixemos e "e se" e passemos ao " e eu".

      Excluir
    2. Gostei. A sua proposta do "e eu" é um posicionamento próprio dos cristãos, deve ser o nosso posicionamento diante daquilo que a vida nos propõe no cotidiano.

      Excluir
  2. Belo texto...
    A felicidade reside nas coisas simples,procuro mostrar isso para meus filhos e as pessoas com as quais convivo, que pequenos gestos modificam nossas vidas e o ambiente que vivemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se cada um de nós fizer a sua parte, podemos fazer grandes mudanças.

      Excluir