sexta-feira, 8 de março de 2013

Simplesmente inspiradora

por Fabiana Souza 
o rosto de Maria está em cada uma de nós


Hoje é um dia dedicado às mulheres. E em um dia dedicado a nós mulheres, eu não poderia deixar de falar da mulher que inspira a tantas outras: Maria.

Os mais desavisados poderiam se perguntar “Como uma mulher que viveu há mais de dois mil anos atrás, poderia inspirar as mulheres de hoje, se as mulheres de hoje em dia são tão diferentes?”. Para responder a essa pergunta, vou falar um pouco sobre como ela me inspira.

Ao falar de Maria em minha experiência como catequista, eu sempre gosto de mostrar aos meus catequizandos como ela foi corajosa. Maria tinha tudo para dizer não à proposta do anjo Gabriel.  Se levarmos em consideração a situação das mulheres no contexto social da época, as regras que lhes eram impostas e principalmente a punição dada àquelas que iam contra a lei da época, ela tinha todos os motivos para hesitar. Mas o que vemos não foi hesitação, mas um belo “sim”. E a coragem do “sim” dessa admirável mulher, contribuiu para que a maior prova de amor que já existiu fosse dada ao mundo: a missão de Jesus.

Maria é exemplo da mulher corajosa que luta para o bem dos que estão a sua volta. É exemplo de um olhar sempre atento às necessidades dos outros, mesmo que seja a falta de vinho. É exemplo de humildade, pois não deixou que a grandeza de sua missão a tornasse orgulhosa. Ela é exemplo de fortaleza, pois acompanhou seu filho até a morte na cruz. Ela é exemplo de fé, pois no dia em que deu o seu sim, se abandonou a vontade de Deus, entregando a Ele sua vida.

Maria me inspira em tudo isso. Em sua coragem, fortaleza, humildade e fé. Olhar seu exemplo me faz querer ser melhor a cada dia, tentando reconhecer a vontade de Deus e sua mão carinhosa a me guiar no caminho.

E vocês, queridos leitores e leitoras? No que ela os inspira?

2 comentários:

  1. Maria é sempre um "puxão de orelha" para mim porque sendo tão jovem foi sempre tão forte, determinada, audaciosa. Não deixou nunca de ser mulher de fé, atenta ao seu povo oprimido, confiante e abandonada em Deus. Mulher do silêncio, de um silêncio que grita Deus, que grita amor.
    Maria é, sem dúvidas, um ícone do amor de Deus.
    Ela sempre me ajuda a ficar mais próximo de Jesus, a não desistir do seguimento. E ela é um exemplo de quem ama e se dedica à família.
    Que ela continue intercedendo por todos nós seus filhos, especialmente por cada mulher, todos os dias elas precisam de respeito, atenção e carinho.

    ResponderExcluir
  2. Ao pensar em Maria sempre a vejo como uma mulher forte,determinada e principalmente como uma mulher que teve fé e amou a Deus acima de tudo.

    Já ouvi, em alguns momentos, críticas a Maria, como se ela fosse um exemplo de submissão para as mulheres, mas na verdade, para mim, Maria em nada foi submissa e ela é para nós mulheres um exemplo de independência e liberdade. Pois, Maria soube amar de modo tão pleno que entregou-se completamente aos planos de Deus, sem se importar, por exemplo, com o risco de morte que correria por seu sim. Ela foi livre para decidir seu destino e escolheu participar dos planos de Deus com coragem e fé.

    Seu amor e sua entrega simplesmente me inspiram...

    ResponderExcluir